SPC - Administrado por Boa Vista
BLOG

Como você pode melhorar a saúde financeira da sua empresa

A saúde financeira de uma empresa é o que vai determinar o seu sucesso a médio e longo prazos. Grande parte das empresas no Brasil não usa o processo de análise financeira. Às vezes por desconhecer este processo ou por não entender sua real importância para a tomada de decisão de uma empresa.

Para melhorar a saúde financeira da sua empresa, é necessário saber também como avaliar a situação de alguns indicadores, como o fluxo de caixa, por exemplo. Afinal, é ele quem aponta para todas as receitas e despesas intrínsecas ao negócio.

A seguir, conheça algumas práticas essenciais para melhorar a saúde financeira da sua empresa. Confira!

Elabore um bom planejamento financeiro

O planejamento é muito importante para criar o cenário financeiro favorável para você chegar a um objetivo em sua empresa. Antes de qualquer atitude, é fundamental estipular o orçamento necessário para a execução. Com ele, ficará mais fácil visualizar os gastos e se adequar ao caixa da empresa. Importante lembrar também que você deve considerar os recursos próprios para atingir as metas, e não os empréstimos bancários.

Bem elaborado, o planejamento financeiro livrará a sua empresa de muitos problemas no futuro. Com planejamento, muitos imprevistos se tornam mais fáceis de prever. A curto, médio ou longo prazo, o planejamento permite que você tenha o domínio da situação, controle, acompanhe e organize suas finanças, para atingir suas metas.

Pode ser que você não se sinta totalmente à vontade ou capacitado para avaliar o seu próprio negócio e, assim, definir um planejamento adequado. Neste caso, não hesite em solicitar o apoio de uma consultoria financeira.

Crie um fundo de emergência

Existem alguns aspectos que podem comprometer o faturamento da sua empresa. As constantes e, às vezes, imprevisíveis crises financeiras por qual o país tem passado, que muitas vezes se arrastam por meses seguidos e até anos e os lucros baixos em determinados períodos sazonais, são dois bons exemplos, que certamente interferem nos resultados financeiros da sua empresa.

Em qualquer uma das situações mencionadas acima, a sua empresa pode se desestabilizar. Dessa forma, evite ser muito otimista quanto a um futuro teoricamente promissor, pois são muitas as incertezas. Por essas razões, é sensato criar um fundo financeiro de emergência.

Um dos caminhos para se fazer isso é por meio do investimento em fundos de renda fixa. Se houver algum problema financeiro na sua empresa, o fundo de emergência deve ser capaz de suprir os custos e despesas gerados por, no mínimo, 3 meses. Com isso, a sua empresa pode se manter estável — enquanto você busca soluções.

Amplie os investimentos nos produtos ou serviços mais rentáveis

Conheça o público-alvo do seu negócio. Ao conhecer melhor o próprio público, se torna mais fácil priorizar produtos na hora de lançar uma campanha publicitária, por exemplo, e tornar os investimentos nesses produtos mais adequados. Além disso, sua empresa estará mais atenta às mudanças de comportamento dos seus clientes.

Trace metas de curto e longo prazos para a sua empresa

Por fim, a última dica, mas não menos importante, é traçar metas. Você precisa saber quais são os objetivos da sua empresa para o futuro. Seja em termos de crescimento ou rentabilidade, o importante é saber onde se quer chegar. Ter um objetivo claro e definido é fundamental para o sucesso de um planejamento financeiro.

Faça uma análise de crédito de seus clientes

Conhecer o perfil de seu cliente é crucial para garantir a segurança em suas vendas. Como por exemplo, o SCPC Boa Vista, da ACIC, você identifica a situação legal e as dívidas de seus clientes e prevê, por meio do score quando ele ficará inadimplente.

Gostou das dicas? Você encontra outros conteúdos que vão te ajudar a reduzir os custos da sua empresa e, consequentemente, alavancar o seu negócio no blog do SCPC Boa Vista, da ACIC.

Acesse: http://consultascreditocnpj.com.br/



Compartilhe esta notícia

Comente esta notícia