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Como diminuir a inadimplência em minha empresa

Entre os muitos desafios enfrentados pelas empresas está o de manter a inadimplência baixa. Controlar e reduzir a inadimplência é um trabalho contínuo e muito importante para garantir a saúde financeira de uma empresa.

No artigo abaixo você confere algumas estratégias e caminhos para te ajudar a diminuir a inadimplência em sua empresa. Acompanhe!

Acompanhe seus números diariamente

Para criar as melhores estratégias para diminuir a inadimplência da empresa, é preciso acompanhar diariamente os números gerais – qual o volume total de vendas, quantos e quais são os clientes inadimplentes, como está o estoque, entre outros indicadores.

Esta ação vai te ajudar a encontrar onde estão os problemas e o que pode ser feito para solucioná-los.

Consulte os serviços de análise de crédito

Consultar os serviços de análise de crédito, para saber como está a situação financeira do seu cliente, é fundamental. A consulta, que pode ser realizada por meio de empresas de proteção ao crédito como o SCPC – Boa Vista, por exemplo – um dos serviços oferecidos pela ACIC aos seus associados – revela pendências de pagamentos, protestos e outros problemas de restrição.

Com a análise de crédito, você avalia as condições do devedor e pode determinar as estratégias e abordagens mais adequadas para fazer a cobrança. Vale lembrar que as consultas devem ser frequentes, visto que a situação do cliente pode mudar a qualquer momento.

Tenha o histórico do cliente sempre em mãos

Conhecer o histórico do seu cliente e ter fácil acesso a ele é uma das ações que devem ser adotadas para diminuir a inadimplência da empresa. Seja por controles manuais feitos em planilhas ou softwares, tenha sempre o histórico de seus clientes em mãos para diferenciar quem paga em dia dos maus pagadores.

Valorize os bons pagadores

Estimular pagamentos antecipados oferecendo descontos ou formas mais flexíveis de cobrança aos clientes bons pagadores, são práticas que devem ser adotadas e que vão influenciar na saúde financeira da sua empresa.

Propor alternativas para os clientes que realmente tiveram um problema e não conseguiram efetuar o pagamento na data prevista, também é um método muito eficaz na diminuição da inadimplência de uma empresa.

Nunca venda sem nota fiscal

Atenção: esta dica é muito importante. A prática parece simples, mas pode causar sérias consequências para a empresa que deseja manter o negócio legalizado. Além disso, sem nota fiscal, o empreendedor não tem amparo legal para lidar judicialmente com um cliente inadimplente.

Faça acordos

Existem casos em que receber o valor total de forma rápida e de uma vez só não é possível. Nestes momentos, é importante ter uma política de realização de acordos com os clientes. Você pode não ter o valor total e tão rápido como gostaria, porém, realizar um acordo é uma forma do cliente se comprometer a pagar o valor devido em uma determinada data.

Muitas vezes, será necessário retirar juros e multa ou mesmo oferecer um desconto. Porém, é preciso ter cuidado ao conceder descontos para clientes inadimplentes – a prática pode ser um incentivo à inadimplência.

A gestão eficaz das finanças é fundamental para a saúde financeira da empresa. Além disso, o bom gerenciamento financeiro te ajudará a lidar da melhor maneira em uma situação de inadimplência.



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