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Perguntas mais Frequentes

FAQ

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CONSULTA

Como faço para consultar meu CPF? botao

O consumidor que quer saber como está sua situação cadastral em nossa base de dados, deverá comparecer até o balcão da Entidade da sua cidade ou da cidade mais próxima portando o seu CPF para solicitar uma consulta. O atendimento ao consumidor é feito diretamente nas Entidades Associadas ao SCPC Brasil. Se você reside em Campinas, você pode consultar seu CPF na ACIC, Associação Comercial e Industrial de Campinas, localizada na Rua José Paulino, 1.111 – Centro – Campinas, SP.
OBS.: Os documentos devem ser originais ou cópias autenticadas. (CPF e RG ou CNH).

É possível consultar pela internet se o meu nome está no Serviço Central de
Proteção ao Crédito (SCPC)? botao

Sim, para verificar é necessário se cadastrar no site do Consumidor Positivo. Se você ainda não tem um cadastro, siga os passos abaixo:
  1. Clique no botão Login/Cadastre-se, no canto superior direito.
  2. Preencha os dados solicitados, aceite os termos de uso e clique em "Enviar".
  3. Você receberá um e-mail de ativação. Assim que ativar sua conta, faça o login.
  4. . Clique na aba "Para Você" e escolha "Consulta CPF Grátis".
Caso já tenha um cadastro, basta fazer o login e seguir o passo 4.

Se preferir, compareça com um documento de identificação e número do CPF a um de nossos postos de atendimento ao público. Se você reside em Campinas, você pode consultar seu CPF na ACIC, Associação Comercial e Industrial de Campinas, localizada na Rua José Paulino, 1.111 – Centro – Campinas, SP.

Qual é a abrangência das consultas? botao

TODAS as consultas de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica realizadas no SCPC abrangem o território nacional.

SCORE

O que é o Score Crédito? botao

Score Crédito é uma ferramenta que auxilia nas decisões de venda e concessão de crédito, onde se pode estimar o comportamento futuro de pagamento dos clientes através de uma escala numérica. A menor pontuação significa alto risco e uma pontuação maior, baixo risco de inadimplência.

Como o Score é atualizado? botao

O Score é atualizado diariamente. Assim, quaisquer atualizações de informações poderão impactar no cálculo deste Score. Por exemplo: se o consumidor apresentar débitos (dívidas não pagas) informados pelas empresas, seu Score Crédito poderá ser reduzido decorrente disso. Porém, à medida que os hábitos de pagamento fiquem mais pontuais, o Score Crédito naturalmente, com o passar do tempo, terá a pontuação elevada novamente, desde que não haja novos débitos. Ações simples podem ajudar o consumidor a elevar sua pontuação como por exemplo, manter as contas em dia, adotar bons hábitos de pagamento e evitar dívidas.

NEGATIVAÇÃO

Como faço para quitar minha divida e retirar meu nome do SCPC? botao

O consumidor poderá regularizar o seu crédito a qualquer momento, basta procurar a empresa credora e quitar o débito pendente. Com um extrato em mãos, o consumidor deverá dirigir-se ao estabelecimento que está em débito e pagar a conta no local ou no banco indicado. Após o pagamento, o estabelecimento comercial irá acessar o SCPC Brasil e efetuar a baixa do registro daquele CPF.

Já quitei a minha dívida. Qual é o prazo para o meu nome sair do SCPC? botao

Seguindo o Código de Defesa do Consumidor, o prazo para o nome sair do SCPC é de até 5 dias uteis (art 43 § 3º). Art. 15. O comerciante deve promover em até (05) cinco dias úteis, contados da data da efetiva regularização da inadimplência, a exclusão do nome do devedor do SCPC..

Existe um registro irregular no meu nome, como devo proceder? botao

Esclarecemos que a responsabilidade pela realização e cancelamento de registros é do credor, que o efetua direta e eletronicamente no sistema.
Caso seja verificada a irregularidade de qualquer registro de inadimplência, é aconselhado ao consumidor procurar o credor ou o SCPC Brasil da sua localidade para solicitar a correção. Para tanto, devem ser fornecidos pelo consumidor documentos que comprovem sua legitimidade e a irregularidade da informação (RGs e CPFs do consumidor e procurador, procuração hábil, documentos comprobatórios da irregularidade, nos termos solicitados pelo SCPC Brasil da localidade respectiva).

Este atendimento não pode ser feito virtualmente, tendo em vista a impossibilidade de conferência dos documentos a serem apresentados, e a fim de que seja garantida a identidade e segurança dos dados do consumidor. Para encaminhar reclamações e consultar informações sobre registros de inadimplência, localização de credores ou status de seu CPF, procure o SCPC da Associação Comercial mais próxima de você.

Como localizar a empresa que me negativou? botao

Para localizar informações a respeito da empresa que realizou a negativação, primeiro procure o SCPC mantido pela Associação Comercial de sua cidade. Se a empresa não for localizada ou não tenha mais atividades, e nem houver sucessor que possa receber e dar quitação, a Entidade da cidade irá desativar esta empresa como associada e cancelará os registros de inadimplência. Entretanto, se houver algum endereço para localização do credor, de seu sucessor ou procurador, a entidade deverá fornecê-lo.

OPERADOR

Como faço para solicitar o cancelamento de um código operador? botao

Para solicitar a exclusão ou o bloqueio de um código de operador AC, envie sua solicitação para a Central de Relacionamento através do formulário de atendimento, conforme o passo a passo abaixo:
  1. Acesse o portal da Boa Vista SCPC: www.boavistascpc.com.br, clique em “Login” e selecione no item “Para Empresas”;
  2. Informe o usuário e senha;
  3. Clique na opção “Atendimento” disponível no Menu de Serviços;
  4. Informe o CPF, clique em “Fazer uma solicitação”,
  5. Será disponibilizado o formulário de atendimento
  6. No campo “Assunto” informar Operador AC e no campo pergunta inserir a solicitação indicando o número do Operador AC, CPF e Nome do usuário do Operador e clicar em "Continuar" para enviar a solicitação

DOCUMENTOS

Perdi / Roubaram / Extraviaram meus documentos, como devo proceder?botao

Para notificar a ocorrência em nosso sistema, procure o SCPC da Associação Comercial mais próxima de você.

PESSOA JÚRIDICA

Quais os documentos necessários para a negativação de um CPF/CNPJ?botao

Após a entrega do material ou prestação de serviços, o empresário deve utilizar uma nota fiscal, duplicata, contrato, nota promissória, boleto, cheque ou qualquer outro documento que comprove o débito.

Como faço inclusão ou exclusão de uma empresa/pessoa inadimplente?botao

Tanto a inclusão como a exclusão são realizadas pelo operador do sistema, de forma online, respeitando o prazo de 5 dias úteis para baixa/exclusão do sistema de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

A partir de quantos dias após o vencimento de um título a empresa pode realizar a negativação?botao

A negativação poderá ser realizada após 1 DIA do vencimento do título.
Atendimento


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CONSULTA

Como faço para consultar meu CPF?

O consumidor que quer saber como está sua situação cadastral em nossa base de dados, deverá comparecer até o balcão da Entidade da sua cidade ou da cidade mais próxima portando o seu CPF para solicitar uma consulta. O atendimento ao consumidor é feito diretamente nas Entidades Associadas ao SCPC Brasil. Se você reside em Campinas, você pode consultar seu CPF na ACIC, Associação Comercial e Industrial de Campinas, localizada na Rua José Paulino, 1.111 – Centro – Campinas, SP.
OBS.: Os documentos devem ser originais ou cópias autenticadas. (CPF e RG ou CNH).

É possível consultar pela internet se o meu nome está no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC)?

Sim, para verificar é necessário se cadastrar no site do Consumidor Positivo. Se você ainda não tem um cadastro, siga os passos abaixo:
  1. Clique no botão Login/Cadastre-se, no canto superior direito.
  2. Preencha os dados solicitados, aceite os termos de uso e clique em "Enviar".
  3. Você receberá um e-mail de ativação. Assim que ativar sua conta, faça o login.
  4. . Clique na aba "Para Você" e escolha "Consulta CPF Grátis".
Caso já tenha um cadastro, basta fazer o login e seguir o passo 4.

Se preferir, compareça com um documento de identificação e número do CPF a um de nossos postos de atendimento ao público. Se você reside em Campinas, você pode consultar seu CPF na ACIC, Associação Comercial e Industrial de Campinas, localizada na Rua José Paulino, 1.111 – Centro – Campinas, SP.

Qual é a abrangência das consultas?

TODAS as consultas de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica realizadas no SCPC abrangem o território nacional.

SCORE

O que é o Score Crédito?

Score Crédito é uma ferramenta que auxilia nas decisões de venda e concessão de crédito, onde se pode estimar o comportamento futuro de pagamento dos clientes através de uma escala numérica. A menor pontuação significa alto risco e uma pontuação maior, baixo risco de inadimplência.

Como o Score é atualizado?

O Score é atualizado diariamente. Assim, quaisquer atualizações de informações poderão impactar no cálculo deste Score. Por exemplo: se o consumidor apresentar débitos (dívidas não pagas) informados pelas empresas, seu Score Crédito poderá ser reduzido decorrente disso. Porém, à medida que os hábitos de pagamento fiquem mais pontuais, o Score Crédito naturalmente, com o passar do tempo, terá a pontuação elevada novamente, desde que não haja novos débitos. Ações simples podem ajudar o consumidor a elevar sua pontuação como por exemplo, manter as contas em dia, adotar bons hábitos de pagamento e evitar dívidas.

NEGATIVAÇÃO

Como faço para quitar minha divida e retirar meu nome do SCPC?

O consumidor poderá regularizar o seu crédito a qualquer momento, basta procurar a empresa credora e quitar o débito pendente. Com um extrato em mãos, o consumidor deverá dirigir-se ao estabelecimento que está em débito e pagar a conta no local ou no banco indicado. Após o pagamento, o estabelecimento comercial irá acessar o SCPC Brasil e efetuar a baixa do registro daquele CPF.

Já quitei a minha dívida. Qual é o prazo para o meu nome sair do SCPC?

Seguindo o Código de Defesa do Consumidor, o prazo para o nome sair do SCPC é de até 5 dias uteis (art 43 § 3º). Art. 15. O comerciante deve promover em até (05) cinco dias úteis, contados da data da efetiva regularização da inadimplência, a exclusão do nome do devedor do SCPC..

Existe um registro irregular no meu nome, como devo proceder?

Esclarecemos que a responsabilidade pela realização e cancelamento de registros é do credor, que o efetua direta e eletronicamente no sistema.
Caso seja verificada a irregularidade de qualquer registro de inadimplência, é aconselhado ao consumidor procurar o credor ou o SCPC Brasil da sua localidade para solicitar a correção. Para tanto, devem ser fornecidos pelo consumidor documentos que comprovem sua legitimidade e a irregularidade da informação (RGs e CPFs do consumidor e procurador, procuração hábil, documentos comprobatórios da irregularidade, nos termos solicitados pelo SCPC Brasil da localidade respectiva).

Este atendimento não pode ser feito virtualmente, tendo em vista a impossibilidade de conferência dos documentos a serem apresentados, e a fim de que seja garantida a identidade e segurança dos dados do consumidor. Para encaminhar reclamações e consultar informações sobre registros de inadimplência, localização de credores ou status de seu CPF, procure o SCPC da Associação Comercial mais próxima de você.

Como localizar a empresa que me negativou?

Para localizar informações a respeito da empresa que realizou a negativação, primeiro procure o SCPC mantido pela Associação Comercial de sua cidade. Se a empresa não for localizada ou não tenha mais atividades, e nem houver sucessor que possa receber e dar quitação, a Entidade da cidade irá desativar esta empresa como associada e cancelará os registros de inadimplência. Entretanto, se houver algum endereço para localização do credor, de seu sucessor ou procurador, a entidade deverá fornecê-lo.

OPERADOR

Como faço para solicitar o cancelamento de um código operador?

Para solicitar a exclusão ou o bloqueio de um código de operador AC, envie sua solicitação para a Central de Relacionamento através do formulário de atendimento, conforme o passo a passo abaixo:
  1. Acesse o portal da Boa Vista SCPC: www.boavistascpc.com.br, clique em “Login” e selecione no item “Para Empresas”;
  2. Informe o usuário e senha;
  3. Clique na opção “Atendimento” disponível no Menu de Serviços;
  4. Informe o CPF, clique em “Fazer uma solicitação”,
  5. Será disponibilizado o formulário de atendimento
  6. No campo “Assunto” informar Operador AC e no campo pergunta inserir a solicitação indicando o número do Operador AC, CPF e Nome do usuário do Operador e clicar em "Continuar" para enviar a solicitação

DOCUMENTOS

Perdi / Roubaram / Extraviaram meus documentos, como devo proceder?

Para notificar a ocorrência em nosso sistema, procure o SCPC da Associação Comercial mais próxima de você.

PESSOA JÚRIDICA

Quais os documentos necessários para a negativação de um CPF/CNPJ?

Após a entrega do material ou prestação de serviços, o empresário deve utilizar uma nota fiscal, duplicata, contrato, nota promissória, boleto, cheque ou qualquer outro documento que comprove o débito.

Como faço inclusão ou exclusão de uma empresa/pessoa inadimplente?

Tanto a inclusão como a exclusão são realizadas pelo operador do sistema, de forma online, respeitando o prazo de 5 dias úteis para baixa/exclusão do sistema de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

A partir de quantos dias após o vencimento de um título a empresa pode realizar a negativação?

A negativação poderá ser realizada após 1 DIA do vencimento do título.